Era o último mês do ano e estava num dia de muito trabalho. Nesses dias a nossa atenção acaba sempre por ficar mais comprometida e os erros facilmente acontecem. Nesta minha jornada de empreendedora tenho aprendido a equilibrar melhor a minha agenda, a gerir os ‘sins’ e os ‘nãos’, aquilo que consigo e não consigo, quero e não quero fazer. Numa sociedade movida a ansiedade e ainda tão virada para a produtividade a todo o custo, é vital termos os nosso limites bem estabelecidos. Mais do que isso: merecemos trabalhar com leveza e alegria, sabendo proteger os nossos espaços sagrados, o pessoal e o familiar. 

Talvez o que aconteceu tenha sido mais uma oportunidade para me lembrar de abrandar e esvaziar a agenda em vez de sobrecarregá-la. No meio de um multitasking e energia predominantemente masculina que estou a tentar curar, acedi a um e-mail de pitiching que parecia mesmo do META. O conteúdo da mensagem fez-me acreditar que a conta da KACAU estava a ser alvo de denúncias por ser uma marca de lingerie onde, natural e elegantemente, expomos corpos femininos. Cliquei no link que me daria acesso à resolução do problema e a minha intuição quis avisar-me que aquele não era o procedimento normal nem a página tão bem montada pertencia ao Instagram, mas o ritmo frenético em que estava silenciou o meu sentir.

Foi tudo muito rápido e 5 minutos depois apercebi-me do meu erro. A conta do Instagram estava a ser pirateada e recebi vários e-mails com alterações que não tinham sido feitas por mim ou pela equipa que gere as redes sociais. O e-mail foi alterado, o contacto de telemóvel eliminado e a verificação em três passos, que nunca tínhamos concluído, foi feita pelo hacker. Perdi ali todas as oportunidades de recuperar a conta e mesmo seguindo todos os passos indicados pelo suporte do Instagram (que é inexistente) foi impossível desbloqueá-la. Nem eu, nem o hacker poderíamos ter acesso à conta, mesmo tendo informado e reportado que não tinha sido eu a fazer as alterações.

Depois de muito pensar e várias tentativas de obter suporte, decidi deixar ir a nossa página original. Não ia ceder às tentativas de extorsão que antevi pelas mensagens e chamadas que comecei a receber do hacker. Não fazia qualquer sentido e não iria alimentar um ato criminoso, mesmo perdendo a comunidade que tinha formado com tanto trabalho e carinho.

Cada vez mais acredito que os eventos da vida estão a acontecer para mim e não a mim e foi assim que, com algum pesar mas muita convicção, decidi transformar um problema numa grande oportunidade.

Uma oportunidade para repensar a nossa presença online e construir algo ainda melhor. Para recomeçarmos com mais força, beleza e sentido de missão. E nada nos iria deter!
Em Fevereiro de 2023 lançámos uma nova conta da Kacau, ainda mais próxima e empoderada.

 

Hoje podes acompanhar-nos em @kacautomdepele.oficial e talvez um dia a conta anterior seja eliminada e possamos voltar a ser simplesmente @kacautomdepele.

Apesar de tudo, estou muito feliz com esta oportunidade de renascimento, por nos mantermos fiéis aos nossos princípios e construirmos algo em conjunto. 

Sendo a minha formação base na área da Comunicação e Relações Públicas valorizo todos os canais de comunicação que aproximem a Kacau da sua maravilhosa comunidade. E é assim que vejo as redes sociais. Não é sobre os ‘gostos’. É sobre o serviço, a comunicação e o elo que podemos criar.

Obrigada por estares aqui.

Com muito amor,
Elisabete

04 de abril de 2023

Deixa um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados